Publicações

Edições PNED



Títulos publicados pelo Plano Nacional de Ética no Desporto:

 

Quem alinha? Desporto com valores 

vários autores

Ano: 2019

Sinopse: 

Oito autores foram desafiados pelo PNED a escreverem contos   inéditos sobre valores no Desporto. O resultado é uma abordagem literária onde são sublinhados valores, entre  outros, como a cooperação, a amizade, a superação e a  inclusão através do Desporto. O livro conta com ilustrações  originais de Dina Sachse e encontra-se à venda da rede livreira  nacional.

 

 

Ética desportiva para todos!

 

Ano: 2016

Sinopse:

“Ética desportiva para todos” com adaptação de Sandra  Marques, é uma publicação direcionada para pessoas com  deficiência e de leitura fácil. Apresenta-se nas versões  impressa, braille, áudio e Língua Gestual Portuguesa. Procura  abordar o tema da ética, e dos valores no desporto de forma  inclusiva, e com conceitos muito simples. Trata-se de uma  publicação do PNED, em parceria com a DGE, FENACERCI,  INR, FPDD, Comité Paralímpico de Portugal, ILIDH e POPH. 

Versão PDF aqui Versão áudio aqui Versão Língua Gestual Portuguesa (LGP) aqui 

Mais documentação (em formato braille e em formato Daisy) aqui.

 

 

As aventuras de Splitz! – o pequeno herói 

Ricardo Roque Martins

Ano: 2016

Sinopse:

A Banda Desenhada “As aventuras de Splitz! – o pequeno  herói” de Ricardo Roque Martins, trata-se de um conjunto de  cinco histórias desenhadas que abordam os temas do bullying, da discriminação, da conciliação entre a vida académica e desporto, o individualismo e o doping no desporto. Com uma linguagem juvenil e desenhos originais esta publicação vai ao encontro das crianças e dos jovens possibilitando uma reflexão sobre valores e desafios no desporto. Mais uma publicação do PNED que contou com o apoio do POPH e ILIDH.

Banda desenhada disponível aqui.

 

 

Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Treinadores 

Bruno Avelar Rosa - iLIDH

Ano: 2014

Sinopse:

Os treinadores, enquanto agentes centrais no processo de  desenvolvimento desportivo, desempenham um papel  fundamental na transmissão de valores éticos a todos os que  com eles se relacionam, em particular os seus praticantes, sendo esta responsabilidade também partilhada pelas instituições às quais estes estão vinculados, na medida em  que estas representam a sua comunidade de prática, desenvolvimento e partilha.
Neste sentido, as “Linhas Orientadoras para Treinadores” apresentadas têm por objetivo potenciar o enquadramento dos treinadores relativamente à sua intervenção pedagógica junto dos seus praticantes, particularmente os mais jovens, do ponto de vista da educação para valores e ética desportiva.

Livro disponível aqui.

 

 

Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Professores 

Bruno Avelar Rosa - iLIDH

Ano: 2014

Sinopse:

Os professores em geral e os de Educação Física em particular são figuras centrais no processo educativo. É dos professores a responsabilidade na orientação e transmissão dos valores éticos, seja no contexto específico das aulas de Educação Física ou das atividades de Desporto Escolar, seja num âmbito mais alargado como é a educação para a cidadania, na qual a educação desportiva pode jogar um papel fundamental.  Neste sentido, as “Linhas Orientadoras para Professores” apresentadas têm por objetivo potenciar o enquadramento dos professores relativamente à sua intervenção pedagógica junto dos seus alunos, particularmente os mais jovens, do ponto de vista da educação para valores e ética desportiva.

Livro disponível aqui.

 

 

Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto – Ética Desportiva 

Professor Francisco Ferreira

Ano: 2015

Sinopse:

Na construção de uma sociedade mais sustentável, o desporto  é uma excelente via para 

melhorar a qualidade de vida e a saúde da população em geral.
O Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto apresenta  um enorme conjunto de oportunidades para promover a sensibilização ambiental, desenvolvendo ações diferenciadas e de construção de capacidades na sociedade nos domínios ambiental, social e económico, para além de motivar princípios de responsabilidade, entendimento e partilha.
Ao envolver um vasto conjunto de interlocutores, desde organizadores, participantes, passando pelos patrocinadores, por organizações não-governamentais, e envolvendo o público, afigura-se como uma estrutura perfeita para dinamização de ações relacionadas com um futuro mais sustentável.

Livro disponível aqui.

 

 

Código de Ética Desportiva 

António Sérgio dos Santos Magalhães, Guilherme Muller, José Carlos Lima e Rui Alexandre Jesus

Ano: 2014

Sinopse:

Dando cumprimento ao desafio do Código de Ética no Desporto do Conselho da Europa, adotado pelos Ministros europeus responsáveis pelo desporto, em Maio de 1992, para que os estados membros da UE criassem os seus códigos de ética desportiva, nasce, por iniciativa do XIX Governo Constitucional, e no âmbito do PNED, o Código de Ética Desportiva em Portugal.
Nele estão vertidas as normas de conduta que devem orientar a ação dos diferentes intervenientes no desporto, sejam os poderes tutelares, os praticantes, os professores, a Escola, os treinadores, os juízes e árbitros, os dirigentes, os agentes, os pais e encarregados de educação, os médicos e demais profissionais de saúde, as entidades e organizações desportivas, os espetadores e os meios de comunicação social.

Livro disponível aqui.

 

 

O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) 

Autores: José Carlos Novais Lima, Paulo José Carvalho Marcolino

Ano: 2012

Sinopse:

O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam  promover os valores inerentes à prática desportiva, e que se traduzem no espírito desportivo, no que de mais nobre ele encerra. Valores como: Fair-Play, o respeito pelas regras do jogo; o jogo limpo; o respeito pelo outro; a responsabilidade; amizade; a relação e a interajuda; o respeito pelo corpo; o bem- estar; o crescimento harmónico da pessoa; voluntariado; a educação, entre muitos outros. Valores, estes, que se prendem que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.
O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma edição do Instituto Português do Desporto e Juventude, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto.

"A questão central do desporto (…) não é desportiva mas sim educativa".
(Melo de Carvalho)  

Livro disponível aqui.

 

 

Carta Olímpica - Tradução oficiosa 

Autores: Alexandre Miguel Mestre, Filipa Saldanha Lopes

Ano: 2012

Sinopse:

A Carta Olímpica, em vigor desde 8 de julho de 2011, é um documento estruturante do Movimento Olímpico, que contém a  codificação dos Princípios Fundamentais do Olimpismo, das Regras e dos Textos de Aplicação adotados pelo Comité Olímpico Internacional. A Carta Olímpica é editada, pela primeira  vez, em língua portuguesa pelo Instituto Português do  Desporto e Juventude, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto e colaboração do Comité Olímpico de Portugal.    

"O olimpismo é uma filosofia de vida, que coloca o desporto ao serviço da humanidade."

Livro disponível aqui.

 

 

Ética Desportiva - Conferência no Panatlhon Clube de Lisboa 

Autor: Luís Marques Mendes

Ano: 2012

Sinopse:

"Ética Desportiva" título da comunicação proferida pelo Sr. Dr. Luís Marques Mendes na Conferência no Panathlon Clube de Lisboa sob a forma de três reflexões:
      - A educação para a ética.
      - A prática da ética por parte dos players desportivos;
      - As áreas onde a ética se deve afirmar de forma especialmente prioritária.
 
A obra Ética Desportiva é uma edição do Instituto Português do Desporto e Juventude, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto.

"A ética é a estética cá de dentro".(Pierre Reverdy)  

Livro disponível aqui.

 

Atualizado em: 19/05/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.