Cartão Branco

Caracterização



O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

Ao Cartão Branco aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva (veja a lista atual de entidades).

O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.

Consulte aqui algumas perguntas frequentes.

 

O que é?

O cartão branco / fairplay visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes praticados por atletas, treinadores e dirigentes, entre outros agentes diretamente envolvidos no jogo, e, também, os espectadores.

 

 

Âmbito

É aplicado em diversos escalões, nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal, patinagem, rugby, voleibol, corfebol. Encontra-se igualmente a ser aplicado em modalidades individuais como o ténis, o ténis de mesa, o padel, o golfe, o triatlo, o pentatlo entre outros. 

 

 

Quando mostrar?

É da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/ fairplay sempre que durante o jogo observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos.

 

Atualizado em: 05/05/2021

Contactos

Sede

pned@pned.pt

Rua Rodrigo da Fonseca, 55 1250-190 - Lisboa Telefone: 210 470 000

Concursos

concursos@pned.pt

Bandeira da Ética

bandeira@pned.pt

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.