Projetos

PED/CPLP



 

 

Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa  - PED/CPLP

 Objetivo global: Implementação do Plano de Ética Desportiva na CPLP

 Objetivo (s) específico(s):

  • Criação dos núcleos, enquadradas nas respetivas direções gerais do desporto.
  • Constituição estruturada das equipas, que compõem os diversos núcleos de coordenação nacional.
  • Formação, acompanhamento e apoio aos diversos núcleos.
  • Formação para formadores em regime de tutoria, apoio e cooperação.
  • Desenvolvimento de recursos pedagógicos e implementação de projetos.
  • Operacionalização dos diversos eixos de ação do Plano de Ética no Desporto, que em cada país ganhará as suas especificidades.

 Objetivos específicos dos núcleos:

  • Promover a temática da ética desportiva junto da população, sobretudo crianças e jovens;
  • Possibilitar a um conjunto alargado de instituições, clubes, associações, escolas, recursos, meios e atividades, destinados à reflexão da ética desportiva;
  • Promover um conjunto de reflexões e de atividades junto da comunidade, de modo a que os valores éticos sejam compreendidos e vivenciados;
  • Colocar o tema da ética no desporto na agenda da comunicação social;
  • Aproveitar os momentos desportivos de maior relevo para divulgar a temática da ética no desporto.
     

O PED/CPLP foi aprovado na IX reunião de Conselho de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP cimeira que se realizou em Cabo Verde, Ilha do Sal, entre 15 e 17 Julho 2016.

Numa primeira fase o plano é implementado junto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

 

Seguem-se as notícias das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do projeto:

 

Formação no âmbito do PED/CPLP arrancou em São Tomé

Decorreu entre os dias 29 de janeiro e 02 de  Fevereiro de 2018 a formação dos   pontos focais dos núcleos nacionais que   compõem o Plano de Ética no Desporto da   CPLP. Nesta primeira fase o Plano será  implementado em Angola, Moçambique,   Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo   Verde, tendo estado todos estes países   representados nesta ação de formação. Além da dimensão formativa, tratou-se de um momento muito rico e de uma troca de experiências valiosa, que com certeza dará frutos , na implementação do PED em cada um dos países, onde todos e cada um serão uma peça fundamental na promoção dos valores éticos no desporto (e na vida) nos países africanos da CPLP. O balanço é altamente positivo e o PNED agradece o empenho de todos, e especialmente o caloroso acolhimento dos elementos de São Tomé. CPLP...Estamos juntos!!

 

Arrancou a 2ª fase de formação do PED/CPLP

Decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, entre 15 e 18 de Maio de 2018 a 2ª fase de formação do Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP) e que nesta fase se centra na Formação de Formadores. A ação foi intensa com dois dias de componente teórica e dois dias de componente prática. Do ponto de vista geral a ação decorreu de forma altamente satisfatória, tendo sido o balanço realizado, quer por formandos quer por formadores, bastante positivo. Os formandos demonstraram elevado interesse na ação e mantiveram-se sempre motivados e ativos no decorrer da mesma. De realçar ainda que estes se mostraram motivados para levar a cabo ações de sensibilização e formação junto dos públicos-alvo identificados, em escolas, clubes e outras entidades, nas várias ilhas que compõem o país, mostrando, portanto, um considerável e admirável compromisso em promover os valores éticos no desporto (e na vida) no país.
Importa ainda salientar o empenho, organização e apoio prestado pela Direção Geral dos Desportos de Cabo Verde, o que contribuiu em larga escala para o sucesso desta ação de formação.

 

Formação de formadores PED/CPLP na Guiné-Bissau

Decorreu na cidade de Bissau, na Guiné, entre 25 e 29 de Junho de 2018 uma ação de formação de formadores, correspondente à 2ª fase de formação do Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP) A ação foi composta por dois dias de componente teórica e dois dias de componente prática.

A ação foi um sucesso, e importa reforçar de modo particular, o empenho e interesse de todos os formandos nesta temática da ética desportiva. Estamos seguros que este grupo de formandos Guineense irá dinamizar sessões junto de públicos alvo, em particular, com as crianças. No final da ação estes formandos fizeram questão de agraciar os formadores com dois panos típicos da Guiné-Bissau em sinal de agradecimento, algo que muito honrou os formadores.

Importa ainda agradecer, por um lado o apoio do governo do país que se fez representar na sessão de abertura pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto Dr. Florentino Dias e pela Sra. Diretora Geral dos Desportos Dra. Maria da Conceição Évora, e por outro o empenho, organização e disponibilidade prestada pelo ponto focal do projeto na Guiné-Bissau Dr. Cipriano Có, que contribuiu em larga escala para o sucesso desta ação de formação.

O PED/CPLP deu mais um passo para a sua concretização com esta formação em Bissau. Apostar na educação é o melhor investimento a fazer, promovendo os valores éticos no desporto (e na vida) do país.

 

A dimensão educativa do Desporto em São Tomé e Príncipe

Iniciou-se esta segunda feira (16 de julho de 2018), a ação de "Formação de Formadores em Ética Desportiva", enquadrada no Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP). 
Este projeto implementado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, com o apoio do Secretariado Executivo da CPLP voltou assim ao local onde no início deste ano se realizou a 1ª fase de formação, a formação dos pontos focais/núcleos de coordenação, contando nessa altura com a presença de representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 
Esta ação de formadores é já a terceira da 2ª fase (depois de Cabo Verde e Guiné Bissau). 
A formação é composta por dois dias de componente teórica e dois dias de componente prática. 
O PED/CPLP aposta nesta fase na formação de um conjunto de pessoas que possam posteriormente replicar os conhecimentos e competências adquiridos junto dos públicos-alvo definidos. 
Este projeto além de trabalhar, logicamente, as dimensões do fairplay e das problemáticas associadas à ética desportiva, tais como a corrupção, a violência, o bullying, o doping ou a descriminação, aposta fortemente na dimensão educativa do Desporto. 
Parte, portanto, do princípio que o Desporto é um espaço privilegiado e uma ferramenta fantástica para trabalhar, transmitir e vivenciar valores, valores esses que são fundamentais não só “dentro de campo” mas também fora dele, como são exemplo o Respeito, a Honestidade, a Solidariedade ou a Responsabilidade, contribuindo assim para sociedades mais justas e equilibradas. 
O PED/CPLP dá assim mais um passo para a sua concretização com esta ação de formação em São Tomé. Apostar na educação é o melhor investimento a fazer, promovendo os valores éticos no desporto (e na vida) do país.

 

Chegou ao fim a ação de formação de ética desportiva em São Tomé e Príncipe

Terminou no passado dia 19 de julho de 2018 a ação de formação de formadores em Ética Desportiva, enquadrada no Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP), realizada em São Tomé e Príncipe. Após dois dias de componente teórica, foi a vez dos formandos, no terceiro e quarto dia, colocarem em prática as aprendizagens realizadas, preparando e ministrando eles mesmo ações de formação. Os formandos mostraram-se ao longo dos dois primeiros dias muito focados e atentos, revelando elevado interesse em absorver o máximo de informação possível sobre este tema. Na componente prática ficou patente que os estes captaram muito bem as mensagens, demonstrando um domínio satisfatório na transmissão das mesmas. Esta constatação deixa uma mensagem de esperança e confiança por parte dos promotores do projeto (IPDJ/PNED/CPLP) que este grupo de formandos irá transmitir e difundir o tema da ética desportiva junto dos públicos identificados. Apostar na educação é o melhor investimento a fazer, promovendo os valores éticos no desporto (e na vida) do país.

 

O Cartão Branco nos XI Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe

Este cartão será pela primeira vez implementado nos jogos da CPLP. Trata-se de um cartão utilizado para reconhecer, premiar e destacar condutas eticamente corretas, recompensando e enaltecendo gestos positivos de fairplay. É um cartão que é mostrado pelos árbitros/juízes aos atletas, treinadores, dirigentes e demais agentes desportivos, bem como, aos espectadores, sempre que durante o jogo se observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo. Na medida em que é através do exemplo que os valores são compreendidos, o reconhecimento de bons exemplos torna-se imperiosa, sendo necessário perspetivar o desporto como ferramenta ao serviço do desenvolvimento Humano. O cartão branco pretende assim funcionar como ferramenta pedagógica e educativa, passando o árbitro/juiz a ser um agente que não só pune, mas que também premeia e reconhece gestos positivos. O árbitro/juiz reforça aqui o seu papel de primeiro defensor da pureza da prática desportiva, defendendo os valores que animam o Desporto. Neste enquadramento o cartão branco torna-se um instrumento de educação para os valores, não só para os agentes desportivos, mas também para a sociedade em geral, na certeza que os jovens de hoje serão os homens de amanhã. Esta é, portanto, uma iniciativa pioneira nos moldes em que pretende ser aplicada, na medida em que se reveste de uma carga educativa e vinca a importância de um desporto com valores, indispensáveis a qualquer sociedade (tais como a amizade, a solidariedade, a honestidade, o respeito, a responsabilidade, o compromisso, entre outros). Neste âmbito realizou-se ontem dia 20 de julho de 2018 uma ação de formação para árbitros/juízes, técnicos e coordenadores de modalidade no sentido de preparar todos para uma correta e eficaz implementação deste cartão, em estreia absoluta nos XI Jogos da CPLP. Numa das primeiras competições do dia de hoje (21 julho de 2018) o cartão branco foi já exibido num jogo de basquetebol, onde um atleta e o público afeto a Cabo Verde viram os primeiros cartões. De acrescentar que o cartão branco é o critério principal no apuramento do país vencedor do prémio “Ética Desportiva/Fairplay”, a ser atribuído no final desta XI edição dos Jogos CPLP.

 

Formação de formadores PED/CPLP em Luanda

Decorreu em Luanda, Angola, entre 05 e 08 de Novembro de 2018, uma ação de formação do Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP) e que nesta fase se centra na formação de formadores. A ação foi intensa com dois dias de componente teórica e dois dias de componente prática. José Lima e André Carvalho do IPDJ/PNED foram os formadores desta ação.

A iniciativa contou com elevada adesão e o balanço realizado, quer por formandos quer por formadores, é altamente positivo. Os formandos demonstraram grande interesse e mantiveram-se sempre empenhados e ativos no decorrer da mesma, mostrando-se motivados para levar a cabo ações de sensibilização e formação junto dos públicos-alvo identificados, em escolas, clubes e outras entidades. A ação teve um forte impacto e contou com a presença da comunicação social angolana.

Importa ainda salientar o empenho, organização e apoio prestado pelo Ministério da Juventude e Desportos, em concreto pela Direção Nacional dos Desportos , o que contribuiu em larga escala para o sucesso desta ação de formação. Ficou expresso o compromisso em promover os valores éticos no desporto (e na vida) no país.

 

Formação de Formadores PED/CPLP em Moçambique

Decorreu em Maputo, Moçambique, entre 19 e 21 de fevereiro, uma ação de formação do Plano de Ética no Desporto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PED/CPLP) e que nesta fase se centra na formação de formadores. A ação foi intensa, mas muito profícua, com dois dias de componente teórica e um dia de componente prática. No ultimo dia de formação foram os próprios formandos a colocar em prática as aprendizagens dos dois primeiros dias, realizando três ações de sensibilização, uma para Professores e outra para alunos na Escola Francisco Manyanga, e ainda uma ação dirigida a Dirigentes e Treinadores. José Lima e André Carvalho do IPDJ/PNED foram os formadores desta ação. 
A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique. O balanço realizado, quer por formandos quer por formadores, é altamente positivo. Os formandos demonstraram grande interesse e mantiveram-se sempre empenhados e ativos no decorrer da mesma, mostrando-se motivados para levar a cabo ações de sensibilização e formação junto dos públicos-alvo identificados, em escolas, clubes e outras entidades. Ficou, uma vez mais, expresso o compromisso em promover os valores éticos no desporto (e na vida) no país.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em: 28/04/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.